sábado, 18 de outubro de 2014

MODA || Mudança de estação, limpeza do armário

Com a mudança de estação, desperta a vontade de vermos e comprarmos roupas das novas coleções, mas,  antes disso, importa recuperar as roupas da estação anterior. 

Apesar das estações estarem cada vez mais instáveis, gosto de guardar separadamente as roupas por estações (mais quente e mais fria).
Assim, acabo por fazer duas limpezas ao armário durante o ano.

Esta é uma forma de tornarmos um dia de arrumações mais rentável do que um dia de compras.


Começamos por tirar tudo das gavetas e cabides, e uma forma de dinamizar o guarda-roupa é a alteração da disposição do mesmo.

Importa seleccionar tudo o que vamos usar novamente na nova estação, os chamados básicos, como por exemplo calças de gangas, camisas e arrumar tudo aquilo que envolve praia e temperaturas altas.

Este é o momento de colocarmos de lado também as peças que já não vamos utilizar, quer por estarem estragadas (por exemplo com nódoas ou rasgões), muito usadas, peças que já não nos servem ou peças com que simplesmente já não nos identificamos e que sabemos que não têm sido usadas. Este é um momento determinante, não se querem escolhas impulsivas que podem levar a arrependimentos, mas sim escolhas conscientes.

As roupas em boas condições que não vamos utilizar podemos entregar em associações ou contentores de recolha de roupa, calçado e brinquedos, espalhados pelas cidades. 


Podemos ainda lucrar com as peças que estão danificadas.
Roupas de qualquer marca, de qualquer material e em qualquer estado podem ser entregues na H&M. 
Por cada saco de roupa entregue (cada cliente pode entregar dois sacos de roupa por dia) recebe 5 euros (para descontar em compras superiores a 30 euros) .
Esta promoção não é válida para a compra de coleções especiais nem para a compra de cartões de oferta. Estes cartões não são acumuláveis entre si nem com outras ofertas e/ou promoções.
Os itens que estiverem demasiado usados e rasgados para serem reutilizados serão reciclados e transformados em matéria-prima e em novos produtos.



O passo seguinte pode ser o mais complicado para algumas: a organização.
Sugiro dois métodos: organiza as peças por categorias (calças, saias, camisolas, camisas) ou por ocasiões (aulas/trabalho, festa, desporto).
Por exemplo, os artigos relacionados com festas que vão ser usados em situações mais contadas não necessitam de estar tão visíveis.

Eu confesso que gosto de arrumar a roupa por categorias, e dentro de cada categoria gosto de organizar por cores, das mais claras para as mais escuras.


Uma dica utilizada nos supermercados que podemos trazer para os nossos armários: as peças utilizadas frequentemente devem ficar do nível da linha da cintura para cima.

Importa ainda pendurar todas as peças que ficam mais facilmente vincadas como camisas e vestidos.
Atenção às malhas (especialmente as mais grossas) que poderão ficar deformadas se utilizares este método de arrumação.

Aqui ficam duas ideias que se revelam muito práticas para rentabilizar o espaço disponível:

Podes comprar aqui.

Podes comprar aqui.

Tenta deixar algum espaço entre as peças, porque isso também irá influenciar a tua atitude. Quanto mais amontadas e confusas estiverem as peças, menor será a tua disposição para pensar em novos conjuntos.

E já que o tempo não vai ajudar, deixa as roupas de desporto mais à vista, para não te esqueceres delas nos dias solarengos que podes aproveitar para uma caminhada ou corrida ao ar livre.

Terminada esta tarefa importa ao longo da nova estação tentar manter esta organização e adaptá-la a novas necessidades que possam surgir.

Quem é que gosta de limpezas de estação?
Gostaram das dicas?
Beijocas

5 comentários:

  1. Olá Daniela :)
    Fico muito contente que tenhas passado por aqui e que tenhas gostado!
    Beijocas e bom domingo *

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do post, adoro tudo o que é organização e adorei o teu blog :)
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim organização também não é uma dor de cabeça, adoroooo! Beijocaaaa *

      Eliminar
  3. Já estou a ver que dicas de organização é contigo! :D

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso é uma coisa que eu gosto bastante :) E no armário é fundamental! Beijocas

      Eliminar